O Ensino Fundamental do Colégio Santana tem como objetivos:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • A compreensão do ambiente natural, social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que a sociedade se fundamenta;
  • O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se fundamenta a vida social.

Aprendizagem e ensino

Acreditamos que o bom ensino é aquele que, pela mediação bem-sucedida feita pelo profissional de ensino, proporciona ao educando a possibilidade de ele próprio, apropriar-se do conhecimento. Não só o professor/educador ensina. Se aprende com colegas, com outras pessoas da comunidade educativa, navegando na internet, acessando outros ambientes virtuais, lendo, assistindo TV. O próprio espaço e a organização do tempo são agentes mediadores da aprendizagem e buscamos desenvolver o ser humano em todas as suas dimensões – física, social, intelectual, afetiva, espiritual.

Buscamos promover condições e situações para que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem utilizando-se de suas competências e habilidades, fazendo escolhas com autonomia e consciência. O aluno deve saber pesquisar, refletir, interpretar, atuar, buscar alternativas e resolver problemas.

São realizados ao longo do ano letivo de acordo com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Visam proporcionar uma vivência externa com o aluno, oportunizando uma aprendizagem significativa.

Orientação de estudos EF II

Estudar deve fazer parte da rotina diária do aluno, e o esforço deve ser total para aprender, visando um ótimo desempenho escolar. Para que isso se torne um hábito precisamos que Escola e Família, juntos, mostrem a importância dessa rotina.

Período: das 7H30 às 12h

Currículo

Educacional: são gerenciados de forma mais autônoma e flexível, possibilitando a correção de rotas e estratégias, tendo em vista um maior desenvolvimento das potencialidades humanas. Ao conviver no mesmo espaço e tempo, todos ensinam, todos aprendem, todos transformam e são transformados.

Aprendizagem e ensino: acreditamos que o bom ensino é aquele que, pela mediação bem-sucedida feita pelo profissional de ensino, proporciona ao educando a possibilidade de ele próprio,se apropriar do conhecimento.

Espaço e tempo pedagógico: Não só o professor/educador ensina. Se aprende com colegas, com outras pessoas da comunidade educativa, navegando na internet, acessando outros ambientes virtuais, lendo, assistindo TV. O próprio espaço e a organização do tempo são agentes mediadores da aprendizagem.

Tecnologias: nos mostram novos conhecimentos, novas possibilidades, novas ferramentas, novos desafios. Hoje recursos indispensáveis em qualquer tipo de trabalho.

Criança e adolescente: Acreditamos na criança e no adolescente, nas esperanças, na vida que neles pulsa, na sua capacidade de se expressar em suas múltiplas linguagens.

Formação de educadores: Acreditamos na formação e atualização dos Profissionais da educação, tendo em vista o Carisma, a Missão, a Espiritualidade e a Responsabilidade de nossa Instituição.

Educação Integral: A educação Integral pressupõe a inter-relação de pessoas, conteúdos, tempos e espaços, necessários a formação da unidade. Busca desenvolver o ser humano em todas as suas dimensões – física, social, intelectual, afetiva, espiritual.

Atividades: Promovem condições para que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem utilizando-se de suas competências e habilidades, fazendo escolhas com autonomia e consciência. O aluno deve saber pesquisar, refletir, interpretar, atuar, buscar alternativas e resolver problemas.

Sistema de Ensino Poliedro
Desenvolve habilidades e competências fundamentais à construção da base cognitiva dos alunos para os próximos ciclos da educação. A coleção valoriza a participação dos alunos no processo de aprendizagem e na consolidação dos conhecimentos por meio de propostas diversificadas em todas as disciplinas. Há momentos de desafios, interdisciplinaridade, contextualização e sistematização de conteúdo.

Projetos

  • Projeto “O despertar do olhar científico na vida cotidiana”
  • Sistema Monetário
  • O jornal na sala de aula
  • Brincar, jogar e aprender
  • Todos contra o Bulling
  • Cidadão Consciente
  • Família em ação

 

Eventos

  • Festa da Família
  • Festa Junina
  • Feira do livro
  • Feira Científica e Cultural
  • Apresentações de Música e Dança
  • Saídas Pedagógicas
  • Evento com Pais
  • Exposição de Artes
  • Projeto Férias

galeria de fotos

matrícula

[contact-form-7 404 "Not Found"]