19 de Junho – Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme
Conhecer para cuidar, informar para transformar vidas
O Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme, celebrado em 19 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de informar a população sobre essa condição genética hereditária que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente aquelas de ascendência africana, mas também populações latino-americanas, mediterrâneas e do Oriente Médio.
A doença falciforme é uma enfermidade crônica do sangue, caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que em vez de terem forma arredondada e flexível, tornam-se rígidos e com formato de foice (daí o nome “falciforme”). Essa deformação dificulta a circulação sanguínea, podendo causar dores intensas, anemia, infecções e danos a órgãos vitais.
Embora não tenha cura, a doença falciforme pode ser controlada com diagnóstico precoce, acompanhamento médico contínuo e medidas preventivas. O Teste do Pezinho, realizado nos primeiros dias de vida, é essencial para a detecção precoce e início do tratamento adequado.
Neste 19 de junho, reforçamos a importância do acesso à informação, ao diagnóstico e ao cuidado humanizado com as pessoas que vivem com a doença falciforme. Mais do que um alerta de saúde, esta data é um ato de empatia, inclusão e respeito.
Vamos juntos combater o preconceito, ampliar o conhecimento e garantir mais qualidade de vida a todos que convivem com essa condição. Conscientizar é cuidar.