DISLIPIDEMIA
Dislipidemias são alterações da concentração de lipídeos no sangue. Os lipídeos são responsáveis por várias funções (produção e armazenamento de energia, absorção de vitaminas, etc.), mas o excesso está relacionado à aterosclerose. Esse processo ocorre onde há instalação de lesões em forma de placas, causando obstrução ao fluxo sanguíneo.
Nos dias atuais – onde predominam o sedentarismo, alimentação abundante em gordura e açúcar, obesidade, estresse e tabagismo – os estudos têm mostrado que as placas de gordura nas artérias começam muito cedo. A estimativa é a de que, aos 20 anos, cerca de 20% das pessoas estarão afetadas de alguma forma. Assim, os eventos finais deste processo, infarto e derrame, são as maiores causas de morte.
As duas principais formas de colesterol são:
- HDL (Lipoproteína de alta densidade) – Conhecido como “colesterol bom”. Tem a função de conduzir o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e as temíveis obstrução dos vasos.
- LDL (Lipoproteína de baixa densidade) – Conhecido popularmente como “colesterol ruim”, é responsável pelo transporte e depósito de colesterol nas paredes das artérias), bloqueando o fluxo sanguíneo e obstruindo as artérias.
Os triglicerídeos são um dos componentes gordurosos do sangue e sua elevação está relacionada, também com doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e doenças digestivas (pancreatite).
O tratamento pode ser classificado em medicamentoso e não medicamentoso, o qual é definido como mudança de estilo de vida.
Recomendações para o controle do colesterol:
- Adoção de dieta balanceada – inclui a redução de gorduras saturadas e colesterol, (carnes vermelhas, gema de ovo, leite integral, queijos amarelos, manteiga, frituras, frutos do mar, vísceras (fígado), torresmo e toucinho, embutidos).
- Substitua o leite integral e os queijos gordurosos por leite e iogurte desnatados, queijo branco, ricota e queijo de soja.
- Dê preferência as carnes brancas (aves sem pele e peixes).
- Quando consumir carnes vermelhas, retire toda gordura visível antes do preparo.
- Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos no vapor.
- Evite frituras.
- Evite o consumo de patês, molhos a base de creme de leite, chantilly, manteiga, maionese, gema de ovo e massas folhadas.
- Fracione sua alimentação em quatro a seis refeições ao dia.
- Controle de peso.
- Realizar atividade física é fundamental para reduzir colesterol total, LDL, triglicerídios e aumentar o HDL.
- Cessação do tabagismo
Referências
Anvisa http://portal.anvisa.gov.br/documents/33884/412160/Saude_e_Economia_Dislipidemia_Edicao_n_6_de_outubro_2011.pdf/a26c1302-a177-4801-8220-1234a4b91260 [acesso em 26 Junho 2020].
Arquivos Brasileiros de Cardiologia http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/V_Diretriz_Brasileira_de_Dislipidemias.pdf [acesso em 26 Junho 2020].
Ministério da Saúde https://www.saude.gov.br/images/pdf/2014/abril/02/pcdt-dislipidemia-livro-2013.pdf [acesso em 29 Junho 2020].
Sociedade Brasileira Israelita Brasileira https://www.einstein.br/noticias/noticia/dislipidemia-alteracoes-colesterol-total-e-suas-funcoes [acesso em 29 Junho 2020].
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-dislipidemia/ [acesso em 29 Junho 2020].
Oque você deve saber sobre dislipidemia http://www.riocomsaude.rj.gov.br/Publico/MostrarArquivo.aspx?C=yEyODv3HJAg%3D [acesso em 29 Junho 2020].